Polissonografia
julho 18

Polissonografia diagnostica principais distúrbios do sono

Você sabia que o exame de polissonografia, ou exame de sono, ajuda a diagnosticar os principais distúrbios do sono existentes, que indiretamente, podem causar sua indisposição durante o dia?

O que obesidade, hipertensão, enxaqueca, ronco e até a impotência sexual têm em comum? Simples: todos esses problemas podem ser sintomas de distúrbios do sono – e diagnosticados com uma polissonografia, também conhecida como exame de sono.

Os distúrbios do sono podem se dividir em 4 categorias: dificuldade de adormecer ou de permanecer dormindo, dificuldade para ficar acordado, dificuldades em manter uma rotina de sono e comportamentos incomuns enquanto dorme.

Exemplificando: insônia; sonolência excessiva; jet lag; e terrores noturnos, sonambulismo e apneia do sono, respectivamente.

Como a polissonografia ajuda a diagnosticar os distúrbios do sono?

A polissonografia ou exame de sono é o monitoramento do organismo enquanto dormimos. São posicionados sensores, como eletrodos pela superfície do corpo. Assim, os especialistas conseguem medir a atividade cerebral, a atividade dos músculos, a frequência cardíaca e a respiratória, assim como a existência do ronco.

Trata-se de um registro do sono espontâneo, ou seja, daquele não induzido por medicamentos, para que o comportamento seja o rotineiro, como se você estivesse em sua casa.

O que você precisa saber antes de fazer o exame de polissonografia?

Independentemente de você fazer sua polissonografia em São Paulo ou em outras cidades, antes do exame o médico lhe passará uma lista de recomendações. Entre elas:

• Não usar condicionador;
• Não usar esmalte de cor escura;
• Levar roupas confortáveis;
• Caso necessário, será pedida a suspensão de alguns medicamentos;
• Evitar café ou bebidas com cafeína por 24 horas;
• Não consumir álcool por 48 horas;
• Remarcar o exame se estiver gripado.

E se a polissonografia ou exame de sono diagnosticar apneia do sono?

A apneia do sono é um distúrbio do sono em que acontece o fechamento das vias respiratórios enquanto dormimos. Como resultado, despertamos com uma sensação de engasgamento. Ela pode ocorrer várias vezes por hora e prejudicar bastante a qualidade do seu sono.

Por isso, caso sua polissonografia diagnostique apneia do sono, o médico lhe recomendará tratamentos para conter o problema. Além disso, são indicadas também mudanças nos hábitos de vida, visando o emagrecimento, por exemplo, já que a obesidade é uma das causas da apneia acontecer.

ENTRE EM
CONTATO

Nossa equipe de especialistas em sono estão a disposição para esclarecer todas as suas dúvidas via telefone ou Chat on line, escolha sua opção abaixo.

CHAT ONLINE 11 2594.6000
ONDE
ESTAMOS